Esperança também se renova com autocuidado

Quando "desbotamos" nossa renovação de perspectiva está desgastada. Uma das vias essenciais da esperança é nossa relação conosco e nossa relação com a vida (em um sentido mais profundo, com nossa existência). O autocuidado, quando não buscado de forma superficial, quando praticado com um propósito claro de contato consigo e transmutação/transformação de condições e estados, pode ser um jardineiro das sementes de esperança.

Não coloco aqui autocuidado distorcido por pensamento mágico, muito pelo contrário, conduzido pelo amadurecimento de dedicar-se e aprofundar-se no cuidar de seus processos. Uma semente plantada, ou um broto enfraquecido, não serão resolvidos por um encharcamento de água ou produtos, mas serão fortalecidos por cuidados específicos de acordo com suas necessidades.

A esperança é nossa capacidade de vislumbrar melhores possibilidades ou caminhos a frente. Ela é como uma respiração profunda. Dependendo da condição em que se esteja pode ser de fato difícil de achar esse farol, porque a vivência ou a condição física e/ou psíquica pode estar passando por uma tempestade no mar a noite. É principalmente nesses casos que digo: a esperança pode ser renovada através do autocuidado.

Entretanto, reafirmo: autocuidado para aprofundar, enraizar, ser próspero em frutos, depende de conscientização progressiva, de estratégia, ritmo, continuidade, e, sobretudo, técnica. Autocuidado é mergulhar no contato consigo, é comprometer-se com a jardinagem de sua própria existência.

Anterior
Anterior

Cultive Melhores Ciclos

Próximo
Próximo

Medicina Chinesa: Enxaqueca