Medicina Tradicional Chinesa e saúde da mulher
Quando o assunto é saúde da mulher, é preciso informar que a Medicina Chinesa desenvolveu ampla especificidade, sendo esse um dos maiores departamentos na China. Toda a linha de vida da mulher é compreendida em ciclos de 7 em 7 anos, onde as mudanças são marcadas. A garantia de sustentação harmônica do sistema ginecológico é entendida como a base da qualidade de vida e longevidade em mulheres. Devido a isso, em Medicina Chinesa, quando pensamos em ciclo menstrual, investigamos fluxo, cor, odor, presença de coágulo, duração, reconhecendo os sinais das necessidades de tratamento. Por exemplo, menstruações intensas ou longas, assim como escassas já são indicativo de tratamento. TPM, que tanto banalizamos, pode e deve ser tratada. Cólicas também. Considerando tratamento, não uma ida uma vez ou outra à acupuntura, mas uma regularidade semanal até a sistema não apresentar mais a desarmonia.
As questões da fertilidade são outro recorte de grande benefício. Seja para preparar o corpo da tentante para melhores condições, seja para o tratar em queixas de infertilidade, a Medicina Chinesa nesse caso é também um tratamento com regularidade semanal feito caso a caso, seguindo o sistema diagnóstico de síndromes chinês.
Gestantes são amplamente beneficiadas em tratamento regular também, melhorando a qualidade de suporte sistêmico, melhorando queixas comuns da gravidez, melhorando o suporte psíquico. E lá na reta final, a acupuntura é faciltação de parto, sendo direcionada para ajudar a virar o bebê, melhorar dilatção e contração, aliviar dor, etc. E sim, a puérpera se recupera melhor com todo um tratamento específico.
Da mesma maneira que acompanha a mulher em todos os ciclos, no climatério pode também fazer toda a diferença, tratando as alterações emocionais, os desconfortos das sintomatologias típicas, e prevenindo desencadeamentos de disfunções e adoecimentos devido a mudança sistêmica.