Um caminho de amadurecimento

Um propósito próspero para a psicoterapia é o amadurecimento fluido e gradual a partir da compreensão das dinâmicas da personalidade e sua história. Diferente do que muitas pessoas creem, a psicoterapia não é um lugar de "conserto", mas pode e deve ser vivenciada como um espaço de aprofundamento em si, de acolhimento das dificuldades como molas de aprendizado, de resgate, reconhecimento e expansão das potencialidades, de recriação, reconstrução, transformação e redirecionamento para formas de viver mais qualitativas.

A psicoterapia é facilitadora de mudanças referentes a autoestima e ao auto-respeito. Isso envolve tornar-se mais claro de padrões disfuncionais e amarras em sofrimento com a finalidade de empoderar-se de sua própria capacidade de escolha e mudança. A tal da paz interior não é um lugar de negação das dificuldades e dores, mas sim a realização e ampliação da segurança de assumir atitudes e direções mais coerentes e autênticas. Amadurecer é conquistar a fluidez em se administrar mentalmente, emocionalmente e comportamentalmente.

Você já observou seus padrões de repetição, de insegurança, de teima, de ilusões, de queixa? Eles não falam sobre você, mas sobre os seus pontos cegos sobre si e formas de lidar e se conduzir limitantes, sobre o que pode amadurecer. Ali naquela questão ou temática que está um ponto cego, é como se você fosse uma semente fora da terra. Abrir espaço para amadurecer passa por assumir essa curiosidade, desejo, compromisso, de cuidar dos processos de semente até sua realização.

Isso quer dizer que fazer psicoterapia é um jornada longa, sem fim? Ao meu ver, não. Fazer psicoterapia é uma jornada facilitadora até que a pessoa aprenda a administrar as estratégias em si e possa usufruir por si por toda a vida. Sim, eu sou uma psicoterapeuta que deseja sinceramente que a vida inteira seja uma caminhada inesgotável de aprendizados, transformações e recriações, porque acredito que isso é saúde integral e integrativa.

Anterior
Anterior

Ser e não ser: eis a libertação

Próximo
Próximo

Medicina Tradicional Chinesa e saúde da mulher